sexta-feira, 15 de abril de 2011


'Comunidades' que tratam de dependentes químicos têm dificuldade de acesso a recursos públicos 
[Secretária de Assistência Social e do Trabalho de Ponta Porã (MS), Doralice Nunes Alcântara.]
Estima-se que quase 80% dos tratamentos de dependência química são feitos pelas comunidades terapêuticas, grande parte delas vinculadas a grupos religiosos. Mas elas se defrontam com o problema da falta de recursos. As dificuldades dessas comunidades para obter financiamento público foi um dos temas discutidos nesta quinta-feira (14) pela Subcomissão Temporária do Senado sobre Políticas Sociais para Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas.
Durante a audiência pública promovida pela subcomissão, a secretária de Assistência Social e Trabalho do município de Ponta Porã (MS), Doralice Alcântara, disse que as comunidades terapêuticas ainda não conseguem se adequar às normas exigidas pelo governo federal e, por isso, têm dificuldade em obter recursos da União.
- E aí, como não conseguem o financiamento, não fazem a adequação. Torna-se um ciclo. É necessário um período de transição - argumentou.
As normas e as exigências a que ela se refere estão na Resolução 101, de 2001, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece regras para a atuação das comunidades terapêuticas.
Assim como Doralice, a secretária nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina Duarte, lembrou que muitas dessas comunidades "recebem há muito tempo algum suporte por parte dos municípios, apesar de isso ser insuficiente". Segundo Paulina, a maioria das comunidades terapêuticas foi criada "com boa vontade", mas sem uma estrutura adequada para atender os dependentes.
Ela citou levantamento feito em 2006 pelo governo federal, Universidade de Brasília (UnB) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no qual se verificou que quase 80% dos tratamentos de dependência são feitos por essas comunidades.
Ao responder a questionamento do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) sobre a dificuldade na obtenção de financiamentos, Paulina lembrou que, no ano passado, o governo federal lançou um edital destinado às comunidades terapêuticas no valor total de R$ 34 milhões. Paulina ressaltou que ela mesma escreveu o edital, no qual evitou referências à resolução da Anvisa, exigindo "critérios mínimos que as comunidades são capazes de cumprir".
- Apesar das 2.500 vagas previstas, foram apresentadas demandas para apenas 985 vagas, pois os municípios não apresentaram projetos suficientes - lamentou.
Esse edital foi apresentado no âmbito do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, também lançado em 2010.
Orientação religiosa
O presidente da subcomissão, senador Wellington Dias (PT-PI), disse que vários representantes dessas comunidades protestaram contra o edital, argumentando que houve uma tentativa do governo de restringir a forma como eles trabalham - baseada na "terapia da fé". Paulina Duarte negou que houvesse tal intenção, destacando que o edital "só diz que não se pode obrigar ninguém a participar de cultos".
- Isso é uma questão constitucional. Não se pode obrigar uma pessoa a professar uma fé que não é sua. Não se pode, por exemplo, obrigar um evangélico a freqüentar uma missa católica ou vice-versa - respondeu ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...