O vereador Paulo Carqueija reagiu às declarações do deputado estadual Gilberto Santana
O vereador ilheense Paulo Carqueija (PT) apresentou, na tarde desta terça-feira (19) no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, projeto de Moção de Repúdio ao deputado estadual Coronel Gilberto Santana (PTN). O ato é um desagravo pelas manifestações do deputado “que propõem agressões e usurpação ao território ilheense, subtraindo deste Município importantes áreas territoriais legitimamente pertencentes a Ilhéus”.
Segundo o discurso feito pelo vereador Paulo Carqueija, Ilhéus foi vilipendiada pelo deputado Gilberto Santana, que tem feito uma pregação descabida contra Ilhéus. Na opinião de Carqueija, a intervenção do deputado “é dolosa e prejudicial aos interesses da cidade, que lhe proporcionou, injustamente, uma votação com mais de 1.500 votos”.
A Moção de Repúdio tem a finalidade de rebater as declarações que teriam sido feitas por Santana durante a audiência pública realizada sexta-feira (15), em Itabuna, pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa.
Segundo o vereador, Santana viria tecendo comentários como ““Ilhéus precisa acabar com esta mania de querer tudo. É Itabuna quem faz tudo isso aqui. A população do Salobrinho, por exemplo, quer ser itabunense, basta fazer um plebiscito. Nós devíamos mudar o Salobrinho para o município de Itabuna, colocando a nova divisa depois da Universidade Estadual de Santa Cruz, a UESC, assim como também devem mudar Inema, Pimenteira e Banco Central para Coaraci”, afirmou.
O vereador ressaltou a postura da população itabunense, que vem tratando o assunto com equilíbrio e considerou que o deputado não teria o respaldo do itabunense para proferir tais manifestações preconceituosas e raivosas contra Ilhéus, considerada a Terra Mater da região cacaueira.
O vereador também solicitou que a Mesa Diretora da Câmara de Ilhéus enviasse ao presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e de Emancipação, deputado João Bonfim, um pedido de suspeição do deputado Coronel Santana, no processo em que envolve a demarcação dos limites dos municípios de Ilhéus e Itabuna.
DISCURSO DO VEREADOR NA íNTEGRA – CLIQUE ABAIXO:
+ LEIA MAIS »
www.ciadanoticia.com.br