segunda-feira, 18 de abril de 2011


CONTAM POR AÍ…
O itajuipense Manuel Leal de Oliveira (foto)  foi uma figura ímpar do Sul da Bahia. Eclético e desinibido, sempre esteve presente nas mais diversas ocasiões relevantes da política e da economia regional. Cacauicultor (chegou a ser secretário do Conselho Consultivo dos Produtores de Cacau-CCPC), fiscal do INSS, empresário em diversos ramos, teve uma grande paixão: o jornalismo.
Dos jornais estudantis como A Terra ao jornal A Região, Manuel conseguiu chegar ao clímax, influenciando o pensamento e a política regional. Mas nunca deixou de ser o fiscal do INSS, fiscalizando empresas daqui e outras cidades baianas.
Numa dessas viagens tinha como motorista o seu fiel escudeiro José Emanoel Aquino, o conhecido “Cambão”. Ao se aproximar do posto da Polícia Rodoviária Federal, em Itamaraju, o policial fez o sinal para o veículo parar.
Assim que o policial se aproximava do carro, Manuel Leal sacou do bolso da camisa uma carteira de couro com as armas da República contendo sua carteira funcional do INSS, e brandiu:
– Fiscal federal do INSS. Estou a serviço! – exclamou.
No que o policial rodoviário não se intimidou e retrucou em quente:
– E que dizer que eu estou aqui brincando, não é…Favor passar os documentos do veículo e do condutor – pediu.
Como não estava acostumado a ser retrucado com veemência, Manuel continuou a viagem até Medeiros Neto sem dar uma palavra com “Cambão”. CDN - Do Público ao Privado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...