Sidenilton não desiste do seu intento
Ao ligar para o CIA DA NOTÍCIA para tentar se explicar sobre a comissão encarregada de analisar e referendar o “destombamento” do prédio do Colégio Divina Providência, o advogado José Sidenilton tentou argumentar que o objetivo da comissão não era o que estava escrito no site.
Ao ser indagado sobre o relatório da comissão, que seria publicado como esclarecimentos à população de Itabuna, o advogado disse, textualmente, que o relatório estaria pronto e acabado, faltando apenas a sua publicação, o que seria efetivada após a Semana Santa.
Em nenhum momento o advogado se referiu ao Edital de Convocação da população para esta quarta-feira (20), às 15 horas, na Casa do Educador da Escola Grapiúna, cuja publicação estava devidamente escondida no site oficial da prefeitura, em Atos Oficiais, na rubrica Outros.
EX-ALUNOS PROMETEM MOBILIZAÇÃO
A “armação” que pode levar ao “destombamento do prédio do Divina obteve ampla repercussão e ex-alunos e ex-professores, além de pessoas e instituições ligadas à cultura já prometem realizar um amplo protesto, na tentativa de barrar a ação nociva à história de Itabuna.
Desde que assumiu a Presidência da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o escritor Cyro de Mattos vem empreendendo ações no sentido de catalogar e preservar todos os monumentos históricos de Itabuna.
Recentemente, uma ação da Ficc recuperou o painel do artista plástico Genaro de Carvalho, representando a Saga do Cacau, na lateral do prédio do antigo Banco Econômico. Outros prédios na mira da Ficc é o da Câmara Municipal de Itabuna, construído para abrigar um centro cultural e que teve seu uso desvirtuado.
O prédio do Colégio Divina Providência também está entre os projetos da Ficc, e que somente não foi concretizado pelo presidente Cyro de Mattos por falta de recursos. Na época da venda do prédio, tanto o Cyro como o secretário da Educação do Município, Gustavo Lisboa, tentaram conservar o prédio ligado à educação e cultura, porém não lograram êxito devido à crônica falta de recursos destinados pelo prefeito para a cultura. www.ciadanoticia.com.br